21 | março
Postagem publicada por: Zapata Lataqueria

10 CURIOSIDADES SOBRE O MÉXICO! (Escolhemos essas, mas tem muito mais!)

Curitiba, 21 de março de 2016

Todo mundo já pensou em viajar para fora do país pelo menos uma vez na vida. Estados Unidos, países da Europa e da América Latina, destinos exóticos, praias paradisíacas…, é opção que não acaba mais. O México, por exemplo, seria um ótimo lugar para ir! Se você ainda tem dúvidas, vai confirmar ao final desse texto.

Confira algumas curiosidades que o farão  comprar sua passagem “pra ontem”.

A Cidade do México cai, mas não cai.
Capital do país, a Cidade do México é um excelente cartão-postal e uma das cidades mais populosas do mundo. Você sabia que ela afunda de sete a quarenta centímetros, ao ano, devido à fragilidade do solo? O número aparenta ser expressivo, mas isso não representa perigo algum à população, pelo contrario, o fenômeno pode ser visto do Anjo da Independência que, séculos depois de sua construção, está com desnível.

Arte mexicana.
A capital mexicana conta com o maior número de museus do mundo, acredita? Para quem ama história, isso é um prato cheio, visto que a cidade abriga a Casa de Frida Kahlo, o Museu de Arte Moderna, o Museu Mural Diego Rivera e o Museu Nacional de Arte.

Chocolate “apimentado”.
Como já falamos por aqui, no blog do Zapata, o chocolate teve sua origem na região onde, atualmente, está localizado o México. A civilização olmeca foi a primeira a utilizar o cacau para o preparo de uma bebida tradicional em rituais religiosos.

Cultura de geração a geração.
Povos antigos, como os maias e os astecas, são assuntos de pesquisadores até os dias de hoje. Seus feitos na matemática, astronomia, arquitetura e desenvolvimento de linguagem oral e escrita possuem uma base: o México. O país sustenta seus patrimônios históricos em ótimo estado, entre ruínas e prédios.

Religião levada a sério.
O segundo santuário católico mais visitado do mundo, com 20 milhões de fiéis ao ano, está no país. É a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, que só fica atrás da Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália. Segundo historiadores, a igreja fica localizada no local onde a santa apareceu, no século 16, para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin.

Pioneira na educação.
Fundada em 1551, a Universidade Autônoma do México é a mais antiga da América Latina. No ano de 2005, foi eleita, pela “Times”, a melhor universidade da América Latina.

Para reis e rainhas.
Construído em 1785, o Castelo Chapultepec foi o primeiro nas Américas. Nos dias atuais, abriga um jardim: amostras culturais, lagos e o Museu de Antropologia e História fazem parte do local.

País poliglota.
Além do idioma oficial, o espanhol, o México conta com outras sessenta línguas indígenas.

Férias, aí vou eu.
Com localização geográfica privilegiada – está entre os oceanos Atlântico e Pacífico –, o México possui, aproximadamente, 450 praias. Suas águas claras são colírios aos olhos de turistas de todo o mundo.

Rica e famosa culinária.
Milho, feijão e chili: essa mistura, basicamente, é o pilar de uma das culinárias mais ricas do mundo. São pratos típicos, entre doces e salgados – eles fazem parte do cardápio aqui do Zapata, sabia? -, que oferecem um charme todo especial aos paladares.

E aí, se convenceu? Para saber um pouquinho mais sobre esse país repleto de curiosidades, vem aqui pro Zapata. Esperamos você. : )